A nossa ambição concreta de mudança é acompanhar e capacitar projetos de inovação social que ajudem a resolver problemas sociais dos territórios e que tornem clara a interseção entre os contextos académicos e as realidades sociais desses mesmos territórios.
Para isso propomos três linhas de ação:
Co-aprendizagem
- Criação de um espaço de co-aprendizagem a partir de processos de investigação para a criação de modelos de trabalho e de colaboração entre investigação, ensino e prática pedagógica. O objetivo é influenciar a incubação e desenvolvimento de ideias e de projetos de inovação social que associem alunos/as, investigadores/as e organizações


Co-incubação
- Inclui a co-produção da incubação de projetos de inovação social e fortalecimento de iniciativas locais via ações de co-produção academia-comunidades.
- (i) diagnóstico da realidade com desenho de soluções e estruturação da rede de parceiros;
- (ii) concurso de ideias para 9 projetos de inovação social, processos de assessoria e formação contínua e consistentes;
- (iii) acompanhamento periódico da evolução dos projetos de inovação social e do seu desenvolvimento e sustentabilidade.
Co-ampliação
- Disseminação dos resultados dos processos de incubação de projetos de inovação social, definição do modelo de incubadora académica e impacto nas políticas públicas, redefinindo o papel social das universidades neste tema e o que pode ser um modelo de incubadora social académica.
